Ultimas Postagens

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ministro do TCU destaca papel do vereador em encontro realizado pela AL

O maranhense Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), destacou o papel e a importância do vereador, na palestra “A vivência do Parlamento”, ministrada como parte da programação do “I Encontro de Legisladores Municipais do Estado do Maranhão, promovido pela Assembleia Legislativa, que está sendo realizado nesta quinta-feira (6), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

O ministro, que já foi vereador no início da década de 90, na cidade em que nasceu, São Raimundo das Mangabeiras, e secretário-executivo da Mesada Diretora do Senado Federal por 12 anos, disse aos futuros vereadores, que assumem em primeiro de janeiro, que eles têm como missões principais serem fiscalizadores da aplicação das políticas públicas e terem um bom conhecimento da Lei Orgânica do município e do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Raimundo Carreiro elogiou a iniciativa do presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), e enfatizou por diversas vezes a importância do papel do vereador, que apontou como sendo o representante direto da população. O ministro relatou casos em que teve que encontrar soluções para garantir direitos, como aconteceu, por exemplo, na época em que foi vereador e conseguiu aprovar, como relator, a Lei Orgânica de São Raimundo das Mangabeiras e criou a Defensoria Pública Municipal.

EPISÓDIOS PARA CONTAR

 “É preciso sempre apostar no novo, ser ousado e ter conhecimento da Lei Orgânica e do Regimento Interno”, aconselhou. Raimundo Carreiro contou também episódios de quando foi secretário-executivo da Mesa Diretora do Senado, no qual teve também que recorrer ao conhecimento técnico para resolver problemas jurídicos, como na aprovação da lei proposta pelo senador José Sarney (PMDB), que garantiu a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores de AIDS, e o da reforma do Judiciário, que criou o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público.

“Conhecer bem as regras é fundamental e necessário para o sucesso do exercício do mandato”, reafirmou. Aconselhou também que os novos vereadores, “que é quem ouve a voz das ruas e quem convive mais diretamente com a população, que se dediquem a trabalhar por aqueles que lhe confiaram o voto”.

O ministro do TCU fez ainda um breve histórico do surgimento das Câmaras Municipais no Brasil, no século XVI, quando eram os vereadores que resolviam as questões municipais, até a Constituição de 1988, quando houve o fortalecimento do papel dos vereadores.

Ao finalizar a palestra, o ministro maranhense, confessou que continua com seu título de eleitor domiciliado em São Raimundo das Mangabeiras e garantiu que o cargo mais honroso que exerceu foi o de vereador do pequeno município maranhense em que nasceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog do Zé 2016. Todos os direitos reservados.