Ultimas Postagens

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Mais Extensão: UEMA é a primeira Universidade a responder ao desafio de Mais IDH do Governo

Às Instituições de Ensino Superior do Estado foi lançado, no ano passado, um desafio pelo Governo do Estado do Maranhão: “como as universidades poderiam contribuir para desenvolver tecnologias e conhecimentos que pudessem incidir sobre as mudanças dos indicadores sociais do Maranhão?”.
E, na manhã dessa terça, 13, a UEMA deu início, de maneira inédita, às ações do Programa Institucional Mais Extensão Universitária, que está sendo desenvolvido no âmbito do “Plano MAIS IDH” do Governo do Estado.

A partir da próxima segunda, 18, acadêmicos e professores da UEMA estarão desenvolvendo seus respectivos projetos em 20 dos 30 municípios de Menor índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão, por um período de 15 dias. Essa é a etapa inicial; o Programa será finalizado em Julho de 2018.
Mais de 40 profissionais e 183 alunos da UEMA estão envolvidos no “Mais Extensão”. Nove Centros e Campi da Instituição tiveram projetos aprovados nesse Programa, são eles: CECEN/São Luís, Campus Caxias, Campus Bacabal, CCA/São Luís, Campus Timon, CCSA/São Luís, CCT/São Luís, Campus Balsas e Campus Santa Inês.
O “Mais Extensão” abrange três dimensões básicas do desenvolvimento humano: produção/renda, educação e saúde.
O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, afirmou que esse Programa é um avanço na política de extensão da Universidade e frisou: “o Governador Flávio Dino apresentou o programa Mais IDH e nos lançou esse desafio. Pontualmente, observamos que haveria a necessidade de trazer o programa Mais Extensão, no seu nascedouro, para o escopo propositivo do Programa Mais IDH”.
Desde o lançamento do edital do “Mais Extensão”, em Dezembro de 2015, fomos surpreendidos positivamente pela comunidade universitária com um número significativo de projetos, observou o Reitor.
Ele sublinhou ainda: “o Programa mais extensão marca o ineditismo da ação da UEMA dentro da consolidação da política mais efetiva da extensão universitário. Esse é um traço marcante e necessário da nossa universidade. E fico muito feliz por nossos alunos e professores terem acreditado nessa missão”.
O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, ressaltou: “A UEMA foi a primeira Universidade a responder o desafio lançado pelo Governo do Estado. Gostaria de parabenizar a toda comunidade acadêmica pelo esforço”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog do Zé 2016. Todos os direitos reservados.