Ultimas Postagens

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

terça-feira, 19 de julho de 2016

Denúncia contra vereador de Carutapera expõe fragilidade do sistema de certidões do TCE

Uma grave fraude na emissão de certidões pode estar ocorrendo no Tribunal de Contas do Estado. A descoberta foi feita pelo Blog Marrapá após a denuncia de que o pré-candidato a prefeito do município de Carutapera, vereador André Santos Dourado, utilizou um CPF falso para conseguir o documento.

Acontece que Andre, quando presidente da Câmara de Vereadores do município, teve as contas julgadas irregulares, o que o torna inelegível para a disputa eleitoral deste ano. Para conseguir a certidão, ele forneceu um CPF que não existe (veja imagem abaixo) nos cadastros da Receita Federal. A fraude é tão evidente que em um dos processos a qual responde, quando é fornecido o seu Cadastro de Pessoa Física, o seu RG é sonegado.
Acontece que o vereador recorreu da sua condenação. Numa decisão com agilidade surpreendente, ele conseguiu aprovar as contas do seu mandato como presidente, com ressalvas. Antes que o próprio TCE publicasse a decisão do acórdão no Diário Oficial, ele entrou com recurso para obter a certidão com o número do seu CPF original, conseguindo emitir duas Certidão Negativa de Contas Julgadas Irregulares diferentes com os números de CPFs registrados no tribunal.
O blog fez a denúncia na manhã desta segunda-feira (18). À tarde, ao fazer nova consulta no CPF original, o sistema online do TCE emitiu outra “Certidão Positiva de Contas Julgadas Irregulares” divergente e relativa ao mesmo período, o que comprova a possível manipulação. A descoberta sugere que a qualquer momento essa certidão fundamental, que garante ao político ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa ou não, pode estar sendo manipulada. Há relatos que o mesmo erro possa estar favorecendo outros políticos no interior.
Até o momento, o TCE-MA não se manifestou, dias antes do prazo final de registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral que termina no próximo dia 5 de agosto. É possível que políticos que deveriam ter as candidaturas impugnadas possam concorrer nestas eleições.
Em contato com o editor do blog, André Santos Dourado não soube explicar a origem da sua certidão com o CPF falso e muito menos porque o Tribunal voltou atrás e depois emitiu uma “Certidão Positiva de Contas Julgadas Irregulares”.
Novamente o blog esta a disposição para esclarecimentos do TCE.
Abaixo, as quatro certidões sob suspeita emitidas pelo Tribunal em nome André Dourado:
Fonte:WWW.marrapa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog do Zé 2016. Todos os direitos reservados.