Ultimas Postagens

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Conselheiros do conselho comunitário de segurança publica de Zé doca buscam apoio para funcionar



O presidente do conselho comunitário de segurança publica de Zé doca, professor Claudio Firminiano da Conceição, esteve reunido ontem 12/11, com o comandante 12ª CI da Policia Militar de Zé doca, Major Aurélio.


                          professor Claudio, Geovanni, major Aurélio, Sandro e alemão da vila.

Segundo o professor Claudio, a mais de seis anos, o conselho comunitário de segurança publica existe em Zé doca, mais nunca realizaram nenhuma atividade, por falta de espaço para funcionar o conselho comunitário de segurança. Na época da criação do conselho, o secretario de segurança publica e Deputado Estadual Raimundo Cutrim e comitiva, esteve em Zé doca dando posse aos vinte e nove membros do conselho. Ficando acertado entre o secretario e o ex prefeito na época, que o município iria prover um local para instalar o conselho.

Todos os conselheiros foram nomeados e capacitados, realizaram o curso de formação de conselheiros comunitários de segurança oferecido pela SSP, Para integrar a equipe, os titulares tiveram que participar de palestras sobre, Diretos Humanos, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Gestão pela Qualidade na Segurança Pública e Relações Interpessoais, e troca de experiências de policiamento comunitário.

Ainda segundo os conselheiros que estiveram com o major, o que falta para funcionar e, somente o local de apoio a equipe do conselho. Na época da sua criação, o ex-prefeito de Zé doca, ficou de preparar um local adequado para a instalação do conselho, mais o tempo passou, o ex-prefeito também, e nada foi resolvido.
Os Principais objetivos do conselho comunitário de segurança são:
- Planejar a ação comunitária de segurança e avaliar seus resultados.

- Integrar a população e as polícias, no combate as causas de criminalidade e violência no Município.
- Desenvolver campanhas educativas, visando orientar à população sobre condições e formas de segurança.
Ao conjunto da sociedade civil organizada, compete o estabelecimento de prioridades e da política municipal de Segurança Pública, em permanente fórum de discussões com o Executivo, as polícias, o Poder Judiciário e o Ministério Público.


                                                                motos apreendidas

Segundo o major Aurélio, o povo de Zé doca e um povo muito hospitaleiro e pacato, os crimes que tem acontecidos em Zé doca, são crimes que não se consegue prever ou mesmo evitar, como foi o caso da jovem que matou o seu pai. Segundo o major a policia militar tem sim cumprido o seu papel dentro das suas possibilidades junto à comunidade. 


                                                                     carro apreendido

Segundo ainda o major. A maioria das mortes que tem acontecido em Zé doca, tem alguma relação com o transito, em geral, são alguns condutores sem habilitação, veículos com licenciamento atrasados, motos sem placas, e também motos sendo guiadas por menores.


                                              motos apreendidas sendo levadas para o Detran

O major disse também, que a abordagem da policia militar em motos, tem sido bastante porque se não se fizer essa prevenção, a criminalidade vai aumentar. Em Zé doca não se ouve falar em crimes que foram cometidos por quem estava em carro, geralmente os meliantes sempre utiliza as motos. Por este motivo, nas blitz que fazemos, as motocicletas são os veículos que mais fiscalizamos. No levantamento que fizemos de infrações, desde janeiro ate outubro em nossa Regional são os seguintes,

Embriagues ao volante (crime) - 03
Embriagues ao volante (infração) – 22
Veículos não licenciado – 24
Não porta CRLV – 53
Inabilitado ao volante – 17
Condutores sem capacetes – 136
Não portar CNH/PD - 69
Condutor/ passageiro sem capacete – 186
Película irregular – 03
Maconha papelotes – 02
Crack (peteca) – 100
Armas de fogo – 21
Armas brancas – 43
Veículos – 283
Maconha – 45 quilos
Crack – 105 gramas
Pessoas abordadas – 1.773
Abordagem em estabelecimentos – 189
Abordagem a ônibus – 25
Abordagem a caminhão – 05
Abordagem a van – 14
Abordagem a táxi – 15
Abordagem a motos – 945
Abordagem a automóveis particulares – 272
Abordagem a pessoas em Bicicletas – 85

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog do Zé 2016. Todos os direitos reservados.