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sexta-feira, 26 de julho de 2013

Banco do Brasil é condenado a pagar indenização por tempo de espera





O Banco do Brasil foi condenado pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) a pagar indenização de R$ 5 mil, por danos morais, a dois clientes da instituição financeira tempo de espera excessivo na fila em duas agências bancárias do município de Imperatriz.

A decisão reformou sentença de primeira instância, que havia julgado como improcedentes os pedidos. Segundo o relator dos recursos de apelação dos dois consumidores, desembargador Jaime Araújo, a espera excessiva configurou falha na prestação do serviço e fixou o mesmo valor de indenização, em ambos os casos, por considerá-lo suficiente a reparar os danos morais experimentados.

Araújo ressaltou que os dois clientes apresentaram provas robustas da demora na fila. Num dos processos, o autor anexou a senha de atendimento que recebeu, com horário de 12h39min, e o comprovante de pagamento, marcando 16h21min54seg. O outro apresentou senha, com chegada às 15h58min, e comprovante de depósito, às 19h55min39seg. A alegação é de que a atual legislação municipal fixa o atendimento entre 15 e 30 minutos.

Defesa

O banco sustentou que as partes autoras não comprovaram ter esperado o tempo na fila, nem a existência de dano moral. A sentença da Justiça de 1º grau entendeu que, em ambas as situações, houve mero dissabor, comum à vida cotidiana, não configurando efetiva lesão à honra ou à personalidade dos autores.
O relator na Justiça de 2º grau, por sua vez, entendeu que ficou configurada a lesão, fazendo com que cada um dos autores faça jus à indenização por danos morais, os quais, nestes casos, são presumidos. Os desembargadores Raimundo Barros, revisor em ambos os processos, e Paulo Velten acompanharam o voto do relator.

Em Timon, a questão do atendimento aos clientes tanto no Banco do Brasil quanto na Caixa Econômica Federal-CEF, é de péssima qualidade. Qualquer cidadão que ouse resolver uma operação bancária, certamente perderá uma manhã ou tarde inteira porque o atendimento é ruim e não adianta reclamar.
Quer dizer, cresceu a demanda de clientes e os bancos não oferecem um atendimento digno aos seus correntistas e poupadores. Enquanto isso, os clientes vão sofrendo enfrentando longas filas.

Fonte:blog Ademar Souza
 

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