Multa de R$ 1,7 milhão para o Banco do Brasil; multa de R$ 1,3 milhão
mais advertência que rendeu 15 dias de suspensão nos serviços de uma das
agências Bradesco da cidade foram só um aviso que a Justiça do
Maranhão deu às instituições bancárias de Imperatriz. Por último, o MPF –
Ministério Público Federal - ofereceu denúncia contra a Caixa Econômica
Federal para que esta indenize por danos morais coletivos os clientes
que a denunciaram. Por conta disso, a Caixa deverá pagar cerca de R$ 50
mil em multa. O descumprimento da decisão também acarreta multa diária
de R$ 60 mil.
Segundo a denúncia do MPF de Imperatriz, os clientes entraram com ação
contra a CEF devido ao não cumprimento da Lei da Fila, que fixa o tempo
máximo de espera em 30 minutos em dias normais e 40 minutos em vésperas
de férias e dias de pagamento de funcionários públicos. A denúncia diz
que a fila para atendimento na Caixa de Imperatriz chegou a ser três
vezes maior que o fixado pela lei.
Ainda de acordo com a denúncia do MPF/MA, a Caixa Econômica Federal e a
prefeitura de Imperatriz (MA) foram condenadas a regularizar o
atendimento aos clientes nas filas do atendimento nas agências bancárias
no município.
Além disso, outras irregularidades foram identificadas como problemas
no sistema de controle de senhas para o atendimento nas agências e
irregularidades referentes à padronização dos cartazes com informações
sobre o tempo máximo de espera nas filas. A prefeitura de Imperatriz não
fiscalizou o cumprimento da lei, agindo de forma ineficiente e omissa
diante das irregularidades.
A Caixa Econômica foi condenada pela Justiça Federal a adotar
providências para garantir que o atendimento aos usuários em filas de
caixa seja realizado dentro dos limites impostos pela lei, além de ter
que implantar um sistema de controle mediante senhas e a fixação de
cartazes, onde devem ficar explícitos o horário de início do atendimento
e o tempo máximo de permanência nas filas.
LEI É A MESMA PARA SANTA INÊS
Filas quilométricas em agências dos bancos da cidade de Santa Inês são registradas quase que diariamente, o que significa que o tempo de atendimento que determina a Lei da Fila está sendo ultrapassado, desobedecendo, portanto, uma norma que também deveria funcionar na cidade.
Filas quilométricas em agências dos bancos da cidade de Santa Inês são registradas quase que diariamente, o que significa que o tempo de atendimento que determina a Lei da Fila está sendo ultrapassado, desobedecendo, portanto, uma norma que também deveria funcionar na cidade.
Inclusive, o assunto ‘demora em filas’ já foi pauta de audiência
realizada em agosto do ano passado entre Câmara, Ministério Público e
representantes de agências bancárias de Santa Inês. Na reunião, a
alegação para as longas filas nas agências foram de que o município é um
pólo regional que atende a muitos clientes vindos de fora da cidade.
Mas, no entendimento de alguns clientes, o que falta é uma pressão
maior para que a Lei da Fila seja cumprida em Santa Inês. Ressaltam,
ainda, que o Ministério Público só atua quando é acionado e se não
houver denúncia o problema perdurará.
fonte:agorasantaines
fonte:agorasantaines
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